Ato de Contrição Católico e Tradicional

O Ato de Contrição é a prece que fazemos sempre que terminamos uma confissão dos nossos pecados ao padre. É com esta oração que você pede o perdão a Deus dos seus pecados e mostra que está com arrependimento do ato cometido, (pecado)..

Exitem muitas orações do Ato de Contrição mas neste artigo irei apenas fazer uma seleção com os atos católicos mais procurados da Internet.

Ato de Contrição pequeno (Curto)

“Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de vos Ter ofendido, porque sois tão bom e amável.

Prometo, com a vossa graça, esforçar-me para ser bom. Meu Jesus, misericórdia!”

Ato de Contricao

Como já foi dito acima existem outros Atos de Contrições, uns mais longos e até mesmo em latim,  Luterana, Anglicana, e outras…mas vamos focar nas versões católicas e tradicionais mais conhecidas e mais usadas pelos devotos.

Ato de Contrição Católico tradicional

“Meu Deus, porque sois infinitamente bom, eu Vos amo de todo o meu coração, bendito seja, pesa-me ter-Vos ofendido, e, com o auxílio da vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender.

Peço e espero o perdão das minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia.
Amém.”

Ato de Contrição Católico Grande (longo)

Esta é das orações para confissão mais longas usadas pelos cristãos da igreja católica.

“Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu: por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos Ter ofendido.

Pesa-me também de Ter perdido o céu e merecido o inferno; e proponho firmemente, ajudado com o auxílio de Vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender.

Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia.

Amém.”

Ato Contrição em Latim

Se busca aprender o ato em latim, abaixo poderá encontrar o tão esperado.

Leia primeiro lentamente várias vezes até apanhar a dicção correta e só depois comece orando.

Pois o facto de tentar acertar na dicção poderá desconcentrar você no momento de orar.

Deus meus, ex toto corde paenitet me omnium meorum peccatorum,eaque detesto, quia peccando,non solum poenas a te iuste statutas promeritus sum,sed praesertim quia offendi te,summum bonum, ac dignum qui super omnia diligaris.Ideo firmiter propono,adiuvante gratia tua,de cetero me non peccatorum peccandique occasiones proximas fugiturum.”

Porque devemos confessar e orar o Ato de confissão?

Abaixo tem um pequeno vídeo onde explica porque devemos confessar…eu achei o vídeo bom, pois depois assistir deu para fazer uma boa reflexão e entender melhor o ato de contrição.

Link úteis:

Já sabe que o seu comentário é sempre bem-vindo no nosso site, partilhe suas experiências connosco e com os nossos visitantes, diga se gostou deste Ato de Contrição para confissão e qual usa para pedir perdão na sua confissão.

Seja sempre verdadeiro com o seu coração e fiel aos seus princípios e aos de Deus e tudo dará certo na sua caminhada terrena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *